sábado, 6 de agosto de 2011

Receitas do Rafa #1

Pouca gente sabe, mas eu (Rafa, caso ainda n tenha ficado claro com o título do post ¬¬') prefiro cozinhar do que comer. Antes de começar a postar coisas mais complexas (o q eu n tenho certeza nenhuma se vou fazer ou não), vamos começar preparando algo simples.

A receita de hoje é



Gelo

Com este pequeno guia você poderá ter uma maior precisão na hora de fazer seu gelo, preste bem atenção e siga todos os passos.

Antes de adentrarmos ao congelante mundo do gelo, devo explicar que o gelo nada mais é do que a água em temperatura igual ou inferior a 0º Celsius. Portanto, você pode adicionar gelo em praticamente todas bebidas sem se preocupar com possíveis alterações no sabor (a menos, claro, que você coloque uma forma de gelo em um copo de suco, o que vai resultar em uma bebida totalmente gelada e aguada!).
Prosseguindo. 

Você vai precisar de:
→ água

→ formas de gelo

→ um congelador

*A água pode ser a da torneira, ou do filtro ou de galões de água mineral, o resultado será o mesmo.

*As formas de gelo exigem um pouco mais de atenção. É interessante que você saiba como irá utilizar o gelo para poder escolher adequadamente a forma. Exemplificando: para utilizá-las em bebidas, as formas convencionais, com pequenos quadradinhos são suficientes. Mas se vc quiser uma mini escultura de gelo, para decoração de uma festa, aí você precisa ter a forma correta para tal escultura. Se você gosta de picar gelo e não se importa em molhar a cozinha inteira fazendo isso, então você pode pegar qualquer pote plástico que já vai resolver seu problema.

*Congelador: a parte de cima da geladeira, onde as temperaturas são as mais baixas. Em algumas geladeiras ele é separado por uma porta individual. Em outras, é necessário que você abra a porta da geladeira e na sequência a porta do congelador. Mas se você tem um freezer em casa você não precisa se preocupar com a geladeira.
O procedimento é simples, mas requer atenção.

Primeiro você pega a forma de gelo que melhor se adeque às suas necessidades. Depois leve-a até a torneira, filtro ou galão de água (se preferir, também pode colocar a água em uma jarra e fazer todo o procedimento em cima da pia ou mesa). Na sequência você abre a torneira, filtro ou galão de água bem pouquinho e deixa a água entrar na forma. Não esqueça que, se você utilizar as formas convencionais, existem duas maneiras de enchê-las: quadradinho por quadradinho, que leva mais tempo; ou deixando que a água vá percorrendo toda a extensão da forma sozinha (sim, a água sabe quando deve começar a encher o próximo quadradinho!). Se for qualquer outra forma, encha até próximo a borda, deixando sempre alguns centímetros de sobra, para que o gelo possa "crescer" e para que você não derrube a água no chão no caminho entre a torneira, filtro ou galão até a geladeira ou freezer. Sim, você deve segurar a forma bem firme e andar na direção do seu congelador, abrindo a porta e acomodando a forma de modo que ela fique em posição reta. Feche a porta do congelador e da geladeira ou do freezer. O tempo de espera para que o gelo fique pronto vai depender da temperatura da sua geladeira ou freezer, mas , normalmente, algumas horas são suficientes. A dica é que você não precisa ir de minuto em minuto olhar pra ver se o gelo já se formou. Caso isso aconteça e você nem perceba, isso não fará grande diferença no resultado final da experiência. Se, findada cerca de 4 ou 5 horas e o gelo estiver formado, parabéns!

Resultado Final esperado

Nenhum comentário:

Postar um comentário